Salmos Online

Salmo 107

5 min de leitura
Salmo 107

Salmo 107:1-43

1Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

2Assim o digam os que o Senhor resgatou, os que livrou das mãos do adversário

3e reuniu de outras terras, do oriente e do ocidente, do norte e do sul.

4Perambularam pelo deserto e por terras áridas sem encontrar cidade habitada.

5Estavam famintos e sedentos; sua vida ia se esvaindo.

6Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os livrou da tribulação em que se encontravam

7e os conduziu por caminho seguro a uma cidade habitada.

8Que eles deem graças ao Senhor por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens,

9porque ele sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto.

10Assentaram-se nas trevas e na sombra mortal, aflitos, acorrentados,

11pois se rebelaram contra as palavras de Deus e desprezaram os desígnios do Altíssimo.

12Por isso ele os sujeitou a trabalhos pesados; eles tropeçaram, e não houve quem os ajudasse.

13Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam.

14Ele os tirou das trevas e da sombra mortal e quebrou as correntes que os prendiam.

15Que eles deem graças ao Senhor, por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens,

16porque despedaçou as portas de bronze e rompeu as trancas de ferro.

17Tornaram-se tolos por causa dos seus caminhos rebeldes, e sofreram por causa das suas maldades.

18Sentiram repugnância por toda comida e chegaram perto das portas da morte.

19Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam.

20Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte.

21Que eles deem graças ao Senhor, por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens.

22Que eles ofereçam sacrifícios de ação de graças e anunciem as suas obras com cânticos de alegria.

23Fizeram-se ao mar em navios, para negócios na imensidão das águas,

24e viram as obras do Senhor, as suas maravilhas nas profundezas.

25Deus falou e provocou um vendaval que levantava as ondas.

26Subiam aos céus e desciam aos abismos; diante de tal perigo, perderam a coragem.

27Cambaleavam, tontos como bêbados, e toda a sua habilidade foi inútil.

28Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os tirou da tribulação em que se encontravam.

29Reduziu a tempestade a uma brisa e serenou as ondas.

30As ondas sossegaram, eles se alegraram, e Deus os guiou ao porto almejado.

31Que eles deem graças ao Senhor por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens.

32Que o exaltem na assembleia do povo e o louvem na reunião dos líderes.

33Ele transforma os rios em deserto e as fontes em terra seca,

34faz da terra fértil um solo estéril, por causa da maldade dos seus moradores.

35Transforma o deserto em açudes e a terra ressecada em fontes.

36Ali ele assenta os famintos, para fundarem uma cidade habitável,

37semearem lavouras, plantarem vinhas e colherem uma grande safra.

38Ele os abençoa, e eles se multiplicam; e não deixa que os seus rebanhos diminuam.

39Quando, porém, reduzidos, são humilhados com opressão, desgraça e tristeza.

40Deus derrama desprezo sobre os nobres e os faz vagar num deserto sem caminhos.

41Mas tira os pobres da miséria e aumenta as suas famílias como rebanhos.

42Os justos veem tudo isso e se alegram, mas todos os perversos se calam.

43Reflitam nisso os sábios e considerem a bondade do Senhor.

O que diz o Salmo 107?

Na composição de palavras e sabedorias que é o livro dos Salmos, o de número 107 ressoa como um hino à misericórdia divina, um cântico aos perdidos e aos achados pela graça.

É um convite a reconhecer o percurso tortuoso do ser errante, que por vezes se afasta, mas é sempre atraído de volta ao seio da providência.

"Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre", repete o salmista, como um mantra que nos remete à constância do amor maior, àquele amor que não se desfaz com o passar das eras, que não se dilui nas tempestades da existência.

O Salmo 107 narra quatro grupos de pessoas: errantes no deserto, prisioneiros em trevas e sombra da morte, insensatos afligidos por sua rebeldia e marinheiros em perigo no mar.

Em cada quadro, a mesma representação: clamaram ao Senhor na sua angústia, e ele os salvou da adversidade. 

O que quer dizer Salmos 107 28?

No Salmo 107, versículo 28, encontramos marinheiros em meio à tempestade, um retrato da alma à deriva, invocando o Senhor na angústia.

"Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os tirou da tribulação em que se encontravam".

Uma frase que, em sua essência, é um sopro de esperança nas asas do vento, um pedido de socorro que atravessa os céus e alcança o divino.

 Há nessa passagem um eco que ressoa até hoje, um reconhecimento de que, não importa o quão avançados nos tornemos, haverá sempre momentos em que nossa tecnologia, nossa ciência, nossa filosofia, nada poderá acalmar a tempestade.

E é nesse instante, segundo o salmista, que o olhar se volta para algo maior, uma forma de salvação que não se encontra nas mãos humanas, mas no clamor por uma intervenção quase mítica, que aplaca tormentas e acalma corações.

Explicação do Salmo 107

O Salmo 107 fala sobre uma alma em busca de porto seguro nas tormentas da existência.

É um cântico que se eleva, um refrão dos perdidos e achados pela graça divina, uma narrativa que se entrelaça com os fios de inúmeras vidas humanas.

"Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre", assim começa este poema sagrado, um convite a reconhecer a eternidade de um amor que transcende as páginas, que se infiltra nos interstícios de cada coração que bate sob o sol e as estrelas.

Este texto sagrado descreve a jornada dos que vagueiam pelo deserto de suas próprias incertezas, dos que se encontram encarcerados nas masmorras de seus erros, daqueles que, em alto-mar, são joguetes das ondas da adversidade, e dos que, por terra, labutam sob o sol escaldante de suas aflições.

Mas, eis que surge o estribilho da esperança: "Então, clamaram ao Senhor na sua angústia, e ele os livrou das suas tribulações".

Este salmo é o espelho da humanidade que, apesar de fragmentada, encontra um sentido de unidade na certeza de que, no fim, após a tempestade, há sempre um porto, há sempre um lar para o espírito cansado.

Salmo 107 para que serve

Esta passagem bíblia, é como se fosse uma janela para a alma grata, um convite a reconhecer as travessias da vida.

É uma viagem pelos mares tempestuosos da existência humana, pelos desertos áridos dos desafios e pelas prisões das nossas próprias escolhas.

Cada estrofe desse cântico é um capítulo de um livro de memórias coletivas, onde a gratidão é a personagem principal, aquela que sobrevive ao final de cada aventura com um sorriso aliviado e a sabedoria dos que aprendem com a jornada.

"Dêem graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre", assim começa o refrão que se repete, um mantra para as várias almas que narram as suas libertações, sejam do cativeiro, da doença, da fome ou da tempestade.

O Salmo 107 serve como um espelho para nossa própria humanidade. É um convite a reconhecer que, apesar das aflições, há sempre um porto seguro, uma força maior que nos guia de volta para casa, que nos resgata da beira do abismo.

Esse cântico é um hino à esperança, um lembrete de que, no caos do nosso dia a dia, existe um padrão, uma direção, uma mão estendida.

É um mapa do tesouro onde o ouro encontrado é a presença constante de uma divindade que não desampara, de uma luz que não se extingue, de um amor que está sempre de braços abertos, a nos esperar após cada prova.

No fim das contas, é uma bússola para o coração perdido, uma âncora para a alma à deriva, um bálsamo para o espírito cansado.

Salmo 107 reflexão

O Salmo 107 é  um convite à reflexão, um cântico que se entoa não apenas com os lábios, mas com o espírito, um ecoar de gratidão.

"Deem graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre", começa o salmista, e não é difícil imaginar o porquê.

Nas entrelinhas desse antigo poema, encontramos a universalidade da experiência humana: o errante que encontra seu caminho, o prisioneiro que rompe suas correntes, o enfermo que recupera a saúde e o marinheiro que, em meio à fúria dos elementos, descobre a bonança.

E nessa narrativa, que é quase jornada, cada verso é uma pegada deixada na areia da praia da existência, para que outros, ao encontrá-las, possam saber que não estão sós.

Este texto bíblico é um mapa do tesouro para o coração aventureiro, um guia para aqueles que buscam o divino no tumulto e na calmaria.

É o reconhecimento de que, apesar dos pesares, há uma mão que nos guia pelo desconhecido, um sussurro que nos diz: "Coragem, eu venci o mundo".

E assim, caminhamos, através dos versos sagrados, com a certeza de que, por mais longa que seja a noite, a alvorada é certa, e o amor, esse sim, é o farol que nunca se apaga.

Salmo 107 na linguagem de hoje

Em meio ao caos cotidiano, ao barulho incessante das cidades e às tempestades emocionais que nos assolam, o Salmo 107 ressoa como um mantra de redenção e esperança.

É o convite que não se restringe a uma época, ultrapassa as eras, conectando-se diretamente ao âmago da alma moderna.

Sim, é preciso lembrar, em meio ao trânsito que trava, aos boletos que não cessam e às notificações que explodem na tela do celular, existe uma constante divina, um porto seguro de bondade e amor perene.

Nesse cântico antigo, encontramos viajantes perdidos que são guiados à cidade desejada, famintos e sedentos que têm suas almas saciadas, prisioneiros que são libertos das trevas e enfermos que são curados de suas doenças.

Cada estrofe parece descrever episódios de uma série contemporânea, onde cada personagem somos nós, navegando pelo vasto oceano da existência.

Esse texto sagrado é um roteiro para os dias de hoje, um script que nos ensina a olhar para as tempestades e desafios não como perdições, mas como oportunidades de testemunhar a mão estendida de Deus, que, em Sua essência, é puro amor e acolhimento, mesmo para aqueles que só se lembram de olhar para cima quando o chão parece faltar.

Veja os assuntos relacionados
Salmo para Cura
Artigos relacionados
Salmo 117

Salmo 117

O Salmo 117 celebra o amor eterno de Deus e convoca todas as nações a louvar o Senhor. Aprenda o que diz, para que serve, significado e quem escreveu.

Confira
Salmo 58

Salmo 58

Salmo 58, uma profunda reflexão sobre a justiça de Deus e o julgamento dos ímpios. Veja que diz, significado, para que serve e texto na linguagem de hoje.

Confira
Salmo 77

Salmo 77

Salmo 77 reflexão sobre angústia, busca por Deus, acalmar o coração. Veja o que diz na linguagem de hoje, para que serve, significado, quem escreveu.

Confira
Salmo 81

Salmo 81

Salmo 81 um chamado à adoração e reflexão sobre a aliança eterna do Senhor com seu povo. Veja a explicação, o que diz, para que serve, na linguagem de hoje.

Confira
Salmo Online - 2024